QUEM FOI AVANI GARCIA ROSA?

 

Para os filhos, Avani era a mãe amorosa e fiel intercessora. Para seu esposo, a companheira idônea com quem trocava bilhetinhos e cartas de amor. Para a Igreja de Cristo, a mulher de oração e missionária generosa que abria mão de suas regalias para ofertar a missões. Para quem a conhecia de perto, era amiga sincera, inspiração no compromisso com Deus. Para quem só ouviu falar dela, Avani foi uma mulher engajada com o Reino, que partiu para o céu, mas deixou um legado na terra.

 

Breve Biografia

Avani Garcia dos Santos nasceu em 4 de janeiro de 1938. Passou a infância em Piraí do Sul, cidade próxima a Castro, no centro paranaense. Aos 11 anos, foi morar com a família de  Diógenes e Oricena Vargas Pinto, dona Cenita. Logo depois, a família mudou-se para Maringá, onde dona Cenita teve a sua experiência de conversão ao Evangelho. Foi assim que Avani também conheceu a Jesus como seu Salvador e recebeu o chamado para a obra missionária. Em 1956, matriculou-se no ISBL – Instituto e Seminário Bíblico de Londrina para fazer o curso de Teologia.

No seminário, conheceu o jovem Messias Anacleto Rosa, com quem se casou em 2 de janeiro de 1960, passando a assinar Avani Garcia Rosa. O casal teve três filhos: Priscila, Messias Júnior e João Marcos.

Durante muitos anos, ela foi professora da escola dominical, ensinando centenas de crianças, que foram marcadas pelo seu testemunho de fé e compromisso com a Palavra de Deus. Mulher de oração, com um coração apaixonado por missões, ela registrou em suas agendas, muitos nomes e motivos de intercessão e gratidão. Junto com seu esposo era incansável na presença de Deus e constante nos momentos devocionais quando ajoelhavam no quarto.

O Rev. Messias sempre ressalta nas pregações, em seus livros, e em conversas com as pessoas, a importância da esposa em sua vida, família e ministério. Em entrevista, ele afirmou que se tivesse de voltar no tempo, gostaria de fazer três coisas: ser crente, casar-se com a Avani e ser pastor.

Avani faleceu em 12 de outubro de 2021 aos 83 anos. Para honrar sua memória, o Rev. Messias fundou, em 2022, a Associação Evangélica Cultural Avani Garcia Rosa, uma forma de propagar o legado dessa serva fiel, que hoje já desfruta da vida eterna com o Pai.

 

Carta de um filho

"Avani era uma princesa do Senhor, uma mulher singular. Impossível não reconhecer agora, neste até breve, algumas das qualidades dela: esposa idônea, mãe intercessora, sogra querida, avó amável, amiga sincera. Obediente a Deus, orava de contínuo, se engajava com ardor na causa missionária, era leitora contumaz da Bíblia Sagrada.

Foi professora da Escola Dominical de dezenas de pessoas, hoje adultas e que aqui estão."

Continue lendo o que escreveu o filho João Marcos Rosa sobre a D. Avani.

continue lendo